quarta-feira, 6 de março de 2013

Não vamos falar do Chorão.

09/04/70 Alexandre Magno Abrão 06/03/13

Ele só vendeu 5.000.000 de cds, emplacou música em abertura de novela, fez um dos acústicos de maior sucesso do país, influenciou uma geração de jovens e de novas bandas... e fez isso de maneira crua. Sem baixar a cabeça. Saiu do nada.

Me lembro do primeiro grande show dele... foi na abertura do Queensryche, Megadeth e do Whitesnake. Aniversário de 12 anos da 89. A banda tinha umas 3 músicas na rádio, mas quando entrou foi super hostilizada pelos cabeludos... era copinho e garrafinha de tudo que é lado. A banda fazendo a intro e o Chorão desviando. Do nada ele saca uma bandeira do Brasil e solta com a atitude que ficaria conhecida nacionalmente alguns anos depois: "sou brasileiro como vocês... qual sentido disso!?". Eu estava bem no fundão e achei muito interessante a força daquele artista sendo execrado e cantando desviando de copos. Esse mesmo público teria que aguentar o sucesso do "maloqueiro que virou" por muito tempo.

Dois anos depois fui num show no Recreativo e eles já eram gigantes. Curti muito e como músico que já tentou algo no autoral e como ser humano que não inveja, eu senti alegria pela vitória daqueles caras.

Creio que o auge e melhor fase deles foi com o "Bocas Ordinárias" (que tinha Papo Reto e Só Por Uma Noite) e depois com o Acústico mtv. Na época eu trabalhava com recreação e levava jovens de São Paulo pra Sacramento (MG). Numa viagem perguntei quem tinha o acústico pra eu colocar pra tocar... de 40 jovens uns 35 levantaram a mão com o cd. Na temporada eram em média 7.500 alunos e eu vi ali o que era o Charlie Brown Jr... a música que eu me apresentava pra cada novo grupo de alunos era a Papo Reto... era loucura! No lual de cada viagem "Como Tudo Deve Ser" era (e é ainda em qualquer lual) obrigatória.

O tempo passou, mudou a banda, mas ainda rolavam ótimos sons... uma das músicas mais fortes que eu ouvi nos últimos tempos foi "O Futuro É Um Labirinto Pra Quem Não Sabe O Quer"... é porrada. Não tem afago. É crua, direta. Chorão era isso... não sabia fazer poesia, mas que se foda.

Sempre tentei divulgar esse lado mais maduro e cru das músicas e letras dele. Algumas pessoas só conheciam as "mais FM" que ele inteligentemente fazia pra poder vender e ter infiltração na mídia. Alguns ouviram, outros não. Tudo bem.
Deve ser complicado aceitar e curtir o sucesso de um cara com menos formação e condição. Mas que tinha atitude e nunca se intimidava.
Eu sempre citava isso. Chorão virou porque não tinha plano B. Era tudo ou nada. Muitas letras são sobre isso.

Quem me conhece sabe a admiração que eu tenho pela obra dele. Como eu já disse: depois do Russo, Chorão. Vai em paz Chorão! Hoje a galera que chora a perda do último artista sincero e cru que eu vi aparecer nesse país.

Mas não vamos falar do Chorão. Vamos falar sobre o que você comeu, qual filme vai assistir, sobre onde vai mais tarde, sobre o último meme, sobre harlem shake, sobre o que quer comprar, futebol ou qualquer outra coisa.

Rafael.



O Futuro É o Labirinto Pra Quem Não Sabe o Que Quer

Charlie Brown Jr.

Quem tem coragem se aceita como é
O futuro é um labirinto pra quem não sabe o que quer
Ninguém é o dono da verdade
E eu lavo minhas mãos
Uma corrente só estoura quando os elos são fracos


Quem tem coragem se aceita como é
O futuro é um labirinto pra quem não sabe o que quer
Então
Tente se levar pra uma outra dimensão
Mas não se esconda atrás de uma razão


Então vai
Fazer o que te faz feliz
Não troque a liberdade por pura ilusão
Use sua cabeça e também seu coração


A vida é louca, o mundo é foda, mas nós tamo aí na luta
Não vou abaixar a cabeça pra nenhum filho da puta
Saber levar a vida é um contrato de bom senso
Sou um ser humano às vezes calmo, às vezes tenso
O melhor da vida é a sensação de liberdade
Vencer no desamparo com personalidade


Quem tem coragem enfrenta a situação
O futuro é o labirinto
Pra quem não dá continuação
Tenha opinião mas não perca a sua razão
Não troque a realidade por pura ilusão


Quem tem coragem se aceita como é
O futuro é o labirinto pra quem não sabe o que quer
Então
Tente se levar pra uma outra dimensão
Mas não se esconda atrás de uma razão


Então vai
Fazer o que te faz feliz
Não troque a liberdade por pura ilusão
Use sua cabeça e também seu coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário