segunda-feira, 3 de junho de 2013

Algo se quebrou dentro de mim

Algo se quebrou dentro de mim. 
Pensei em escrever "quebraram algo dentro de mim". Mas iria contra a máxima que eu acredito: "somos responsáveis pelo que permitimos que os outros façam com a gente". Claro que as atitudes (e a falta dela) de outras pessoas ajudaram a quebrar, mas quem quebrou fui eu mesmo. Porque as atitudes foram as mesmas durante anos. E por alguma razão o meu sentimento, a vontade, o prazer, o carinho e a consideração (mesmo com as pessoas sendo falsas e manipuladoras) continuavam lá.

Como se a maldade não fosse bem isso, a frieza foi um mal-entendido, a mentira foi num momento de bebedeira, a traição e a covardia foram pra proteger um casamento... tudo estava bom. Sempre havia um amanhã, uma visita, um bate-papo, um agrado e tudo bem.

Mas da mesma maneira que o bem não se sacia, o mal também não. Ninguém envolve alguém que já "arrebentou tudo" numa confusão. Ninguém engana quem desmascara e pergunta sem medo. Ninguém pede abrigo pra quem falou com todas as letras: "não me apareça mais aqui pra falar dessas coisas". E enquanto não houverem limites a coisa vai desandando e você vai se envolvendo mais e mais.

De repente algo se quebra. Você não quer mais aquilo. Você não tem culpa. Você quer mais. Você quer paz. E tudo faz sentido. Você se impõe. Depois de muito tempo você é alguém. Aparentemente haverá mais rejeição. Mas não é maior do que já havia. É exatamente igual, mas você percebe. Você não compactua com tolices e fragilidades que não te dizem respeito. E você poderá até ser julgado. Grande coisa.
Algo se quebrou. Não importa. Ignore. Se eleve. Se entenda. É muito bom poder estar consigo mesmo e poder ver quem é quem nessa jornada.

Há uma falsa solidão nesses momentos de transição. É preciso olhar pra sua família. Pra pessoas que você achou que eram chatas, quadradas ou verdadeiras demais e você acabou se afastando pra ficar com o "pessoal legal". Elas estão ali. E nunca pedirão pra você mentir por eles. E nem mentirão por você.

Acredite. Há gente sincera no mundo: a maioria machucada e ressabiada. Mas estão por aí.

Eu acredito.

Algo se quebrou dentro de mim. Que bom!

Rafael Corrêa Amorim.


Podem até maltratar meu coração
Que meu espírito ninguém vai conseguir quebrar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário