quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Insatisfação geral (aceite, entenda e valorize o cinza)

Quem casou quer separar. Solteiro pseudo-doido tá doidinho pra namorar. Executivo se arrepende e sonha com a barraca na praia. Hippie pensa na faculdade que nunca fez...

Não é estranho!? Normalmente desejamos o que não temos. O materialista sonha com momentos de descontração e desprendimento, mas não é capaz de relaxar por temer o prejuízo. O desencanado vive sonhando com o carro melhor ou com a reforma, porém não admite comprometer seu tempo e esforço pra trabalhar mais. E assim há um desequilíbrio nos desejos e realizações. Cada grupo julga o oposto. São os casados julgando os “solteiros descabeçados” e os solteiros rotulando os “casados dominados”.

O primeiro ponto pra estar em paz é não se comparar com ninguém. Vou me esforçar e trabalhar porque isso me excita. Não porque quero uma casa como a de fulano.
Meus amigos tem relacionamentos legais mas o meu chegou ao fim. Vou separar sem medo.
Não sou igual. Ninguém é.

É doido e interessante pensar que vamos morrer. O QUE TE FAZ BEM!? Quer uma casa legal? Lute!
Quer sair pelo mundo? Vá!
Quer namorar? Peça!

Não sou especialista, mas de vez em quando vejo um medo geral (me incluo). Medo do não, dos olhares, do julgamento... medo até do sucesso.

Viver bem, honrando os compromissos, respeitando a todos e não sendo um peso pra ninguém! Se você vive assim, voe! VOCÊ PODE TUDO!
Vão falar que não, porque toda e qualquer mudança choca!
A idade nos acalma e segura. Mas também dá discernimento pra voos certeiros.
Alguém se acomodou? Tudo bem.
Alguém busca como doido(a)? Cada um por si.
NÃO INTERESSA.

Eu vou fazer pra mim, por mim e pelos meus. Nem correndo, nem parado. Devagar e sempre.

Talvez não haja coisa mais sublime do que encostar a cabeça no travesseiro e dormir em paz.
Viver sem necessidade de mentiras, jogos e ilusões. Nada de dor e inquietação. Merecendo o sono de um ser digno.

O dias atuais proporcionam facilidades e aberrações que confundem até o ser mais espiritualizado. A meta é responder sem medo: não quero, não preciso... estou em paz.

Que bom fazer o bem pelo bem.

O cinza não chama tanta atenção. Mas é real. Possui nuances onde podemos e devemos ver beleza.
Viver num colorido falso é idiotice.
Num mundo negro também.
Muito mais loucura é tantar viver num quadro braquinho, imaculado. De perto tem sujeira e o seu branco pra uns é bege.

Vou amar o meu cinza. Antes que eu vire cinza.

Beijos e abraços,

Rafael Corrêa

(não sou escritor, mas escrevi!)

4 comentários:

  1. Parabéns pelo texto! Gostei muito, mas penso que a insatisfação, a inquietação, nos move. É ela que nos impulsiona! A grande questão é que as vezes relutamos em saber que mudamos ou que estamos no processo de mudança. Que o que era um ideal, um modo de vida antes, não faz mais sentido...e relutamos...relutamos nesta mudança, arrastando um pseudo comodismo, inquieto e atormentado, que não nos deixa dar o próximo passo, nos paralizando e causando a frustração de não sermos uma coisa e nem outra...E aí, inevitavelmente, começamos desejar aquilo que não temos...É preciso coragem para tentar o novo, de se arriscar e sair da inércia que nos prende ao conhecido. Sei que não é fácil sair da zona de conforto e sentir as "novas dores" que o desconhecido traz, mas tentar e sonhar algo diferente pode ser desafiador, prazeroso e um grande catalizador de novas motivações também! Tenha uma ótima semana! Bj!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Concordo e muito quando diz que é preciso coragem pra descobrir e viver o novo, afinal: "pra ter algo que nunca teve, tem que fazer o que nunca fez."

    Mas também acho que as pessoas estão meio perdidas e quando conquistam o que tanto sonhavam, simplesmente desencanam e tem que buscar outro "novo". Tenho um amigo que brinca: "se você quiser se apaixona todo dia...". O novo é sempre misterioso e encantador, mas é preciso cuidado. No plano pessoal (não amando e desamando como quem muda de roupa), no profissional (eu mesmo estou segurando pra começar a escrever novos sons - o "COM FRUTA E GENGIBRE" está vivo! - porque é fácil se apaixonar pelas novas músicas e ficar empolgado e depois com a parte "chata" desanimar), em tudo! Cuidado pra não ser um eterno buscador de algo que talvez só exista em si mesmo...

    Hoje, uma segunda fria com garoa e céu cinzento, eu simplesmente agradeço por estar aqui e até pela minha pseudo-solidão nessa noite.

    Valorizar o hoje e os momentos cinzentos pra assim valorizar as novas cores que virão (mesmo que desbotadas)... assim fica mais fácil de diferenciar o real da ilusão...

    Beijo e ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!Gostei bastante de seu texto, e me deu vontade de fazer um comentário de algo que sempre percebo nas pessoas. Este mundo capitalista que vivemos, faz de uma maneira geral com que o ser humano vá perdendo certos valores, tornando-os de certo modo egoístas ao seu próprio mundo, sem se importar com os demais. A busca pelo "mais", tem q ser feita de maneira saudável, sem prejudicar ao próximo. E o que mais vejo são pessoas pedindo, pedindo e pedindo, nunca as vejo agradecendo, sendo que o simples fato de acordar e ver o sol lá fora já é um motivo e tanto p começar o dia bem, agradecendo por poder presenciar mais uma bela manhã ao lado das pessoas que amamos, isso não tem preço....enfim, eu agradeço e muito sempre, pq problemas todos temos, faz parte da vida, o diferencial é sabermos encarar numa boa, e se esforçar para ser feliz sempre, aí lá na frente veremos que nossa vida terá sido bem vivida!!
    bjão....òtima semana!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Com certeza... tem uma música que eu gosto muito do Manic Street Preachers (Intravenous Agnostic) que tem um verso instingante: "brutalidade é necessária na sociedade capitalista". É bem isso que você citou. Todo mundo quer atropelar todo mundo. Ética, decência e coração pra que? O negócio é faturar, possuir, juntar... doidos. Não julgue quem não valoriza um dia com sol... eles nem sabem se valorizar. Devemos viver em paz e disseminar as boas sementes. "Deixando pois toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações." (I Pedro 2:1) Se uma vingar e der frutos, valeu!

    Ótima semana!

    ResponderExcluir