domingo, 22 de agosto de 2010

Eleições... pior que tá não fica?



Não seja abestado! Vote consciente.
Mais uma vez o Brasil vai viver o que alguns chamam de “a festa da democracia”. Festa é uma coisa legal, uma celebração... mas em algumas festas rola putaria, abusos e excessos. Parece que assim estão as eleições no Brasil: cada vez mais zoneadas.

Quem me conhece sabe das minhas preferências políticas... mas nem por isso eu escondo minha desilusão com o cenário que está aí. São alianças que dão nojo. Elogios fingidos... candidatos cassados mas que ainda mandam em tudo. E o povo parece que não entende. Os caras roubam, cometem crimes. É tudo provado e divulgado. Eles renunciam (pra não perderem os direitos) e na outra eleição voltam com os votos da massa cega.

Há ainda o famigerado horário político... pseudo-celebridades e personagens absurdos que frustram ainda mais o já abatido eleitor. Mas se tivesse uma eleição no seu prédio você votaria naquele cara doidão, malucão, que não sabe nada de administração, só pra zuar!? Só pra ferrar com os vizinhos  e com você mesmo!? Se respondeu que não, por que fazer isso com o seu país?
O voto de protesto é uma coisa perigosa. O caso do Enéas mostra isso. Com os votos dele, o partido dele na época (o PRONA – que se fundiu com o Partido Liberal e hoje são o Partido da República, que não por acaso é o partido que tem o Tiririca como candidadto) elegeu mais 5 (teve um que teve 250 votos – isso mesmo: 250) deputados. Eles logo mudaram de partido e deixaram Enéas isolado, como um ícone da frustração de uma nação, no congresso.

Teve também o caso do Clodovil. Com os votos dele o partido puxou um coronel homofóbico (!).

Agora há o frisson em cima da candidatura do Tiririca. Eu acho que ele é um bom artista, mas nem por isso acho que mereça meu voto. Talvez se mostrasse alguma intenção de fazer algo, um projeto. Mas virou isso. Bagunça.

Acredito que é mais fácil achar que é tudo uma zona e dar um voto pra um desses abestados (como Tiririca mesmo se define). Mas ainda vou pro caminho onde procuro saber sobre o passado do candidato. No que atuava antes de ser candidato. Se é digno. E depois procuro ler, saber quais projetos ele apresentou... assim (mesmo não sendo 100% engajado) fico tranqüilo em saber que os que morreram pra que eu pudesse votar não morreram em vão.

Pesquise, se informe, debata! Crie uma consciência e vote em alguém que você acredita que pode sim fazer a diferença. Porque eu acredito que se jogarmos a toalha pode ficar pior do que está.

Pesquise, se informe, debata! Vote consciente.

Acredite!

Bom domingo!

Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário